O Boitatá

Crônicas e observações sobre o cotidiano.

13.6.04

Santa Campanha Publicitária

Um padre, lá no começo da Igreja católica, realizou um suposto milagre de fazer uma namoradinha enxergar, virou santo. Não quero entrar em assuntos de dogma religioso ou coisas afins, mesmo porque não me aprofundarei na sua biografia. No século 17, ingleses e franceses começaram a comemorar o dia de sua morte, o Dia de São Valentim, como o Dia dos Namorados. Os norte-americanos (cristãos reformados em sua maioria, o que me deixa mais confuso, por terem uma visão diferente de santidade) adotaram a data, um século depois. Transformaram-na em uma espécie de celebração da amizade, colorida ou não. Até aí, legal.
Em 1949, foi pedido a um famoso publicitário brasileiro, o Sr. João Dória, que criasse uma campanha para aumentar as vendas nos meses magros para o comércio (que na época eram os meses de maio, junho e julho). Bastou juntar os pauzinhos. Não se conhece esse santo no Brasil, nem mesmo é comum conhecermos gente que se chama Valentin, normalmente é gringo. A tradição de Santo Antônio é muito mais forte. Então, qual é o dia do santo casamenteiro? 13 de junho. A pitada final: comemorar um dia antes, para não ofender os fiéis. Perfeito! Obrigado “São” João Dória, padroeiro dos motéis, das floriculturas, fábricas de chocolate,... ou seria dos estelionatários? Me desculpem a pressa, estou indo levar minha namorada para jantar.