O Boitatá

Crônicas e observações sobre o cotidiano.

7.7.04

Leia Patativa!

Amanhã vai fazer 2 anos da morte de um dos maiores poetas populares do nosso país.
Antônio Gonçalves da Silva, nosso Patativa do Assaré, nasceu a 5 de março de 1909 na Serra de Santana, pequena propriedade rural, no município de Assaré, no Sul do Ceará.
Filho de pequenos proprietários rurais, Patativa inspirou músicos da velha e da nova geração e rendeu livros, biografias, estudos em universidades estrangeiras e peças de teatro.
Patativa só passou seis meses na escola. Isso não o impediu de ser Doutor Honoris Causa de pelo menos três universidades. Não teve estudo, mas discutia com maestria a arte de versejar. Analfabeto, ele prova que a poesia está antes das letras e mais próxima do coração.
Para chegar onde chegou, tinha uma receita simples: dizia que para ser poeta não era preciso ser professor, “Basta, no mês de maio, recolher um poema em cada flor brotada nas árvores do seu sertão”, declamava.
Patativa bateu asas para o céu em 08 de julho de 2002.
Convido todos a lerem ao menos um poema do Patativa amanhã:

________________

Meu passarinho
(ao meu neto Expedito)

Eu andando no mato achei um ninho
Bem fofinho e macio, que beleza!
Quando olhei para dentro, que surpresa!
Tinha um lindo e mimoso passarinho.

Era lindo e mimoso de encantar,
Não podia voar porque as penas
Inda estavam pequenas, bem pequenas,
Não podia seu corpo transportar.

Eu correndo ia lá toda manhã
Para ver o bichinho encantador
O retrato fiel do puro amor
No seu ninho feliz feito de lã.

Mas um dia fui lá com todo orvalho,
Era cedo e fazia muito frio,
Vi o ninho sem nada, bem vazio
E o maroto bem juntinho sobre um galho.

Do seu ninho o maroto estava fora
E quando um jeito de pegá-lo fiz,
Saiu ele a voar como quem diz:
Meu adeus, Expedito, eu vou me embora.

Esse é para minha amiga Amanda que teve um dia ruim.

Leia aqui um poema 'Aos poetas clássicos'