O Boitatá

Crônicas e observações sobre o cotidiano.

5.8.05

A verdade vai vencer a mentira

Certa vez li uma matéria sobre a quebra da bolsa de Nova Yorque, ocorrida em 1929, não me lembro a fonte, acho que foi em um desses especiais que a Carta Capital edita. Contava a história de um investidor que retirou todo seu dinheiro antes da Crise. Dizia que ele estava na porta da bolsa engraxando seu sapato, quando o rapazote disse: "Investe em tal ação, doutor, essa vai render muito". Assustado, apressou-se em retirar todo seu dinheiro e declarou: "Quando uma pessoa sem formação nenhuma sabe dar bons palpites em algo tão complexo quanto a aplicação de capitais, alguma coisa muito errada está para acontecer".

Dispenso falar sobre a insistência e imprudência (ou intenção maldosa) da imprensa em dizer que há provas irrefutáveis de dinheiro público nos empréstimos do sr. Delúbio Soares para o PT, mesmo porque, se aparecer, vou me sentir muito mal. Dispenso, na mesma medida, me adiantar em garantir que não há compra de deputados por parte do Partido dos Trabalhadores e jogos sujos de poder na composição da bancada governista. É um risco de decepção que não quero correr. Mas, quando vejo Adriane Galisteu, em seu medíocre programa, em uma entrevista com um duvidoso "especialista", tecer comentários sobre a política nacional, alguma coisa muito errada está para acontecer.

Já estou pensando em tirar minha estrela da gaveta e passear com ela por aí.

Como disse antes, não quero justificar o injustificável, nem diminuir um a corrupção em relação a outra, não vou dizer que no PT não tem safados, ou iniciar um discurso desacreditado, mas, acredite em mim: ainda não há provas concretas nem mesmo da participação do dep. José Dirceu nos empréstimos do tesoureiro, quanto mais de uso de dinheiro público para financiar safadezas políticas; O dep. Roberto Jéfferson já está sendo desmentido em muitas de suas afirmações, apesar da insistência da imprensa nacional e da gritaria da oposição. O irresponsável está causando até um problema diplomático; A ex-secretária Fernanda Karina já está lavando o dinheiro, com fotos pseudo sensuais à revista da folha (me traz um engov), recebido por sua versão da safadeza do Marcos Valério, sobre a entrega, que nunca presenciou, de dinheiro que nunca viu. É uma pena não poder responder judicialmente sobre as anotações, feitas posteriormente, na tal agenda, prova dita contundente da corrupção do governo Lula.

Agora, meu furo (rereré) e minha atual aposta: Marcos Valério lavava dinheiro para Daniel Dantas, do Opportunity, daí sairiam os gordos números de sua conta bancária e a real intenção de sua aproximação com o PT: blindar, politicamente, suas atividades de lavagem, isso justificaria a tranqüilidade do carequinha. O dinheiro sujo era lavado sob o pretexto do empréstimo no Banco Rural para o partido do governo do país , pense comigo: o que são R$ 60 milhões para o PT, se o Opportunity trabalha com números altos em uma casa decimal a mais.

Gostaria, como no post anterior, de colocar links confirmando minhas impressões, mas, a imprensa nacional está mais interessada na outra versão. Espero que nas próximas semanas ou meses você diga nas rodas de conversa: "sabe que eu li isso em um blog alguns dias atras em não acreditei?" Espero, também, que a "provável" inocência (assim espero e rezo) do Executivo e o corte de cabeças muito menos importantes politicamente, não deixe a oposição alegar "cheiro de pizza". Ainda há o imponderável por agir.

Vai piorar muito antes de melhorar, mas, como disse Fernando Pessoa: "No final tudo dá certo, se não deu certo, ainda não é o final".